Incentivando o Empreendedorismo Criativo

1. Pitch Camp

Ação de formação conjunta de apoio à elaboração e apresentação de (elevator) pitch.

Públicos-Alvo

Projetos selecionados no âmbito dos concursos do Prémio Douro Criativo.

2. Crash course:
novos negócios
criativos

Programa integrado de apoio à criação de novos negócios criativos.
A ideia é familiarizar, de forma rápida e dinâmica, os futuros empreendedores com as principais questões relacionadas com a criação de negócios criativos.

Públicos-Alvo

Projetos finalistas do Prémio Douro Criativo.
Outros futuros empreendedores e criativos.

Inscreve-te aqui

As inscrições são limitadas ao número de vagas existentes.

Ideia
de negócio

Verificar o potencial da ideia de negócio.
Analisar o processo lógico de identificação da oportunidade de negócio.
Conhecer a envolvente e o contexto em que surgiu. Validar o perfil dos seus promotores.

Análise
de mercado

Identificar claramente os clientes, as suas características e necessidades.
Conhecer a concorrência nas suas mais diversas formas.
Reconhecer eventuais parceiros e stakeholders.

Modelo
de negócio

Definir as características funcionais dos produtos/serviços a desenvolver para satisfazer efetivamente as oportunidades detetadas.
Projetar os processos e recursos específicos – humanos, técnicos e tecnológicos – necessários.

Validação
económica

Calcular o potencial económico do projeto, com base na quantificação do potencial de vendas, dos investimentos necessários à sua implementação e aos custos previsionais de produção.

Proposta
de Valor

Estruturação de uma proposta de valor consistente e sustentável baseada numa estratégia de negócio exequível em termos financeiros, técnicos e de marketing.

Consultoria
de apoio

Aconselhamento geral e estratégico

Apoio relacionado com a proposta de valor, o modelo de gestão e todo o tipo de outras questões que não necessitem de soluções técnicas especializadas.

Aconselhamento especializado [Marketing & Financeiro]

Oferece apoio relacionado com estratégia de marketing e o modelo financeiro.

A Propósito da Economia Criativa

3. Master class:
para um modelo
regional de estímulo
ao empreendedorismo criativo.

Tendo como orador convidado André Lira - um especialista brasileiro que está a desenvolver um programa de fomento da economia criativa no estado brasileiro de Bahia – este evento procura, através de metodologias de estudo de caso e discussão participativa, promover o debate sobre um modelo de apoio à economia criativa em regiões do interior de Portugal .

Públicos-Alvo

Municípios e outros órgãos de decisão locais e regionais;
Empreendedores e criativos;
Universidades
Outros stakeholders

Inscreve-te aqui

As inscrições são limitadas ao número de vagas existentes.

4. Workshops:
cooperação, cocriação
& cross innovation

Programa de workshops destinados a promover a interação entre criativos e entre estes e os restantes agentes económicos.
O objetivo é fomentar sinergias entre a economia criativa e entre esta e os restantes sectores económicos.

Públicos-Alvo

Projetos finalistas do Prémio Douro Criativo
Outros futuros empreendedores e criativos
Outros agentes económicos locais


Inscreve-te aqui

As inscrições são limitadas ao número de vagas existentes.

Experienciar o Douro Criativo

5. Pessoas e experiências

Programa de eventos e experiências destinados a promover o potencial da economia criativa no contexto do Douro.

Públicos-Alvo

Dirigido à comunidade, futuros empreendedores e restantes agentes económicos e políticos.

Inscreve-te aqui

As inscrições são limitadas ao número de vagas existentes.

Especificação

• A atividade prevê a seleção - e participação - de um conjunto de espaços que permitam dar uma ideia dos melhores exemplos e oportunidades latentes relacionadas com a economia criativa na região;
• Proposta de abertura ao público dos espaços selecionados;
• Paralelamente será organizada uma programação de talks e apresentações artísticas a acontecer de forma sequencial nos diversos espaços;
• Organização de um circuito guiado (em autocarro) que garantirá que um conjunto de stakeholders convidados tenha a oportunidade de conhecer, experienciar e relacionar-se com os espaços e as pessoas;
• Organização de um circuito exclusivamente para jornalistas (mini fam trip)

Top